Normas De Conduta

Normas de conduta no ambiente escolar – Ensino Fundamental II.

1- Respeito será exigido em todas as situações: relação aluno-aluno, aluno-educador, aluno-funcionário, aluno-material escolar, aluno-ambiente escolar; todos devem respeitar os professores, funcionários e colegas.

2- O uniforme completo (camiseta, bermuda ou calça, agasalho, meia e tênis) é obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental II. O uso do boné só é permitido fora das salas de aula.

3- Em Educação Física, a falta do uniforme específico (bermuda ou calça do uniforme, camiseta e tênis) impedirá que o aluno faça a aula, mas o mesmo deverá assisti-la.

4- Os alunos não devem sair de sala durante as aulas, a não ser em caso de extrema necessidade . Para beber água, deverão fazer uso de squeeze..

5- As tarefas de casa têm as funções de sistematização de conteúdo e desenvolvimento da responsabilidade, entre outras. Ao realizá-las, o aluno poderá encontrar dúvidas até então não identificadas por ele, criando a possibilidade de esclarecê-las com o professor na aula seguinte. O aluno é avaliado continuamente e as tarefas também  são instrumentos de avaliação.

6- Os horários de entrada (7h30) e saída (12h55) deverão ser respeitados. A tolerância é de 5 minutos (7h35) para a entrada ainda na primeira aula. Quando o tempo de atraso for superior a 5 minutos, o aluno deverá aguardar o início da segunda aula. Em caso de necessidade de atraso superior ao previsto, a Coordenação deverá ser comunicada. No 3º atraso do bimestre, os pais serão notificados e o aluno voltará para casa. Este controle é feito por um funcionário presente na entrada da escola.

7- Quando o aluno faltar em dia de avaliação contínua, deverá fazê-la automaticamente no próximo dia de aula da referida disciplina. Sendo a falta em avaliação bimestral, só poderá realizá-la mediante atestado médico ou justificativa por escrito, apresentado à Coordenação. Caso contrário, o aluno deverá pagar R$40,00, na Secretaria, para poder realizar a substitutiva que, em ambos os casos, será agendada antecipadamente.

8- O uso dos celulares não é permitido durante as aulas. Se o aluno fizer uso dos mesmos será encaminhado para a Coordenação.

9- Há leis Municipal, Estadual e Federal que proíbem o cigarro no ambiente escolar e numa área de 100 metros da escola (proibição para equipe docente, funcionários e para alunos da escola). Caso o aluno desrespeite esta lei (em horário de aula, entrada, intervalo e saída de alunos em qualquer período escolar)será suspenso.

10- Em todas as salas de aulas, temos T.V. e ar condicionado que precisam ser utilizados corretamente. A danificação do material escolar acarretará em ressarcimento pelo aluno ao Colégio e, caso não haja um aluno que se responsabilize pelo fato, o custo será dividido por todos os colegas da classe.

11- Advertências serão aplicadas sempre que houver atitudes de desrespeito ou o aluno não respeitar às ordens da Escola. Para tudo há diálogo, o importante é que todos tenham consciência no ato de agir. Após a 3ª advertência, o aluno será suspenso das aulas por um tempo determinado. Porém, o aluno pode ser suspenso mesmo que nunca tenha recebido uma advertência e isso acontecerá se o motivo da indisciplina for considerado bastante grave pela equipe de educadores. Toda e qualquer ocorrência que justifique advertência ou suspensão será imediatamente comunicada aos pais.

12- Os responsáveis pelos alunos do que não permitirem que os filhos saiam desacompanhados do Colégio deverão deixar, por escrito na Secretaria, essa solicitação. Os alunos do Fundamental II não poderão sair desacompanhados sem prévia autorização da família e da coordenação.

13- Sempre que o aluno sentir necessidade deverá procurar a Coordenação ou mesmo outros educadores para conversar sobre aspectos que o estejam incomodando, para sugerir, opinar, criticar, elogiar.